sexta-feira, 29 de abril de 2016

A LEBRE E A TARTARUGA



  
Um dia destes estava fazendo uma reflexão com meus alunos sobre pessoas vencedoras e pessoas que se perdem pelo caminho. Ilustrei para eles a história da lebre e a tartaruga. Foi então que nasceu a vontade de recontar a fábula, que ficou assim.
Era uma vez em uma floresta habitada por vários seres, cada um com sua diferença, que resolveram fazer um debate sobre quem seria o ser mais veloz do lugar. Conversa vai, conversa vem, e nenhum parecer foi estabelecido. Então o mestre coruja propôs uma corrida para estabelecer o veredicto. Muitos seres se propuseram a participar, foi quando a lebre chegou com sua arrogância costumeira, pois não havia participado do debate, dizendo:
- Essa vai ser mamão – com - açúcar, sou e sempre serei o ser mais veloz deste lugar.
Houve muito barulho e espanto, pois todos sabiam que aquele ser era realmente veloz, e não foi citado na discussão por não estar presente, coisa que, aliás, era normal, sempre faltava às reuniões. Praticamente todos desistiram, a não ser, vejam, só, a tartaruga. A bicharada pôs-se a rir e a zombar da pobre coitada.
- Você não se enxerga, não vê o papel ridículo que está fazendo.
Outro bicho mais ousado, com muita ironia disse:
- Ô cascuda, nem Santo Expedito pode resolver esta causa.
Foi muita zombaria. A lebre como já disse, na mais alta arrogância se fingia de morta, e ainda para humilhar a pobre cascuda, propôs:
- Vou esperar uma hora para começar a correr. Essa tá ganha!
A pobre coitada da tartaruga não recebeu apoio de ninguém, a não ser do mestre coruja, que lhe disse:
- Não se preocupe você vai chegar até o fim. Acredito na sua perseverança e determinação. Você não se acovardou diante deste desafio.
Essas palavras tocaram fundo o coração do pequeno quelônio. Apesar de suas limitações, não desistiu do seu objetivo. Pensou nas noites de estudo, das horas que observou os outros animais, pensou nas estratégias e nas palavras do mestre coruja.
Aquele dia nunca mais foi esquecido e até hoje é comentado pelas gerações de animais que habitam aquela floresta. Havia muito barulho no ar, muita expectativa e um sentimento de “já ganhou” pelos amigos da lebre. Do lado da tartaruga, somente os bichos desprezados que a acompanhavam, pois ela representava naquele momento o seu espírito de derrota. Quanta humilhação. Muitos gritavam:
- Você não precisa disto, já é diferente por natureza. Aonde pensa que vai chegar?
A pobre coitada segurou o choro e a emoção e se posicionou na linha de partida. A lebre como sempre não apareceu. Tinha passado a noite na balada. Estava curando o porre. Pois como havia dito que daria uma hora de vantagem não apareceu para a largada. A tartaruga a passos curtos e pesados pôs-se a caminhar. Obstinada só olhava para frente. Esqueceu-se das humilhações, das zombarias, das ironias e avançava a passos firmes para alcançar o alvo.
A lebre apareceu duas horas depois com sua turminha falando alto e zombando:
- E não é que a coitada veio mesmo! Disse com ar de superioridade.
Falou para todos que não tinha pressa, pois quando quisesse dispararia a correr e chegaria com folga à frente da adversária. Com isso, ficou conversando com a sua turminha, contando piadas e tirando um sarro dos outros bichos.
- Querem dobrar a aposta, ainda dá tempo.
Correu um pouquinho e parou para trocar ideias com os manos do morro ao lado da floresta para saber qual a parada. E a tartaruga estava lá sempre olhando para frente. A lebre parou mais uma vez, outra vez até que se esqueceu da corrida, pois o barato era muito louco, não dava para perder. Ficou chapada e bodeou, ou seja, apagou.
Enquanto isso a destemida cascuda continuava a sua trajetória até que por impossível que pareça, cruzou a linha de chegada. A bicharada ficou boquiaberta sem saber onde estava a lebre, aquela que sempre vencia as corridas. A resposta foi: ficou pelo caminho.
Uma lição toda a bicharada tirou deste evento que serviu de estímulo para os mais fracos, discriminados e desprezados pela sociedade. O que adianta talento, esperteza e inteligência se não tivermos traçado os objetivos para nossas vidas. O que adianta tudo isso se nos perdermos pelo caminho. A tartaruga é o exemplo daqueles que não desanimam e lutam, apesar de suas limitações, para alcançar o sucesso. A lebre representa todos aqueles que se perdem na vida, embora sejam talentosos.
Ah! Já ia me esquecendo do mestre coruja. Nem precisa dizer da sua felicidade, pois acreditou no potencial de sua pupila tartaruga. Ele representa aqueles que não olham para as diferenças como obstáculos, e sim, que essas diferenças é que constroem o saber e a vitória.
Foi assim que pensei esta história.
                                                    
                                                      Autor: José Geraldo da Silva

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

INÍCIO DAS AULAS

Olá pessoal, o ano está começando. Dia 15 e 16/02 das 07 às 15 horas acolhimento para os novos alunos. Atenção, apenas para os novos. Dia 17/02 início das ulas normais para todos os alunos.
Um abraço a todos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

RETRO WILMAR 2015


Após um ano trabalhando no sistema de escola de período Integral, toda a equipe da  Escola Estadual  Wilmar Soares da Silva, faz um balanço de sua jornada que é resumida na apresentação deste vídeo. Alunos, professores e toda equipe atuam como protagonistas desta história. Assista o vídeo e comprove.

Clique aqui para ver o vídeo!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

SOCIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO

Educar é ir além das quatro paredes de uma sala de aula ou dos muros da escola. É criar no ambiente escolar um espaço aprendente. Espaço que permita ao educando exercer o seu protagonismo, onde os quatro pilares da educação possam de fato ser trabalhados e vivenciados. É criar um espaço de cultura, em que todos possam partilhar suas experiências e saberes adquiridos em suas comunidades.
A socialização de saberes é elemento fundamental para a construção de uma comunidade aprendente. Seja no aspecto formal ou informal da educação. Todos os saberes são bem vindos. Aqueles que constam dos livros e dos registros teóricos, bem como o conhecimento de mundo daqueles que frequentam a escola.
Quando se dá a oportunidade ao diálogo e aos debates, em que culturas sejam discutidas e aprendidas, tem-se a oportunidade de fato de se construir saberes que serão importantes para a formação cidadã do indivíduo. Professores e alunos são atores de um mesmo processo, o aprender. Não há espaço para soberanias, e sim, para a formação crítica, tão necessária para o exercício da cidadania.
Portanto, propiciar um espaço aprendente em que seja valorizada a cultura, o humano e o respeito às diferenças, é de fato fazer educação. Todos se tornam aprendizes, e a escola se torna um espaço de socialização, em que se evidencia o aluno como sujeito de seu tempo, crítico e capaz de atuar na sociedade, pois não há saber pronto, e sim em construção.


Autor: José Geraldo da Silva

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O GRITO

Enquanto houver discriminação e preconceito em nossa nação, não avançaremos rumo a um futuro melhor. A escravidão negra acabou há mais de um século, porém muito pouco se fez para apagar essa mancha de vergonha que marca o nosso país, o último pais do mundo a libertar seus escravos. Quando se fala em consciência, é para enfatizar que não podemos continuar cometendo os mesmos erros do passado. Somos um pais de mestiços, por isso somos um povo forte, porque agregamos em nosso D.N. A, virtudes de um mundo inteiro. Antes de tudo o brasileiro é um forte, se me permite a paráfrase Euclides da Cunha. Ter consciência ´pe ser humanos e entender que conviver com as diferenças e aprender com elas só nos torna pessoas melhores. O Dia da Consciência Negra já passou, mas que não fique apenas em apenas um dia para refletirmos sobre consciência. O vídeo abaixo apresenta melhor este sentimento.
      Professor José Geraldo da Silva




quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Jornal 2ª edição


E aí galera saiu a segunda edição do Wilmar News, e está bombando, tem muita coisa boa. A galera trabalhou bastante e desta vez tem muita gente participando.  Espero que gostem e colaborem com a moçada do jornal.

Clique aqui para ver o jornal

terça-feira, 24 de novembro de 2015

MISS E MISTER PRIMAVERA DO WILMAR

No dia 19 de novembro foi escolhida a Miss e o Mister Primavera da Escola de Período Integral Wilmar Soares da Silva, bem como Miss e Mister Simpatia e Elegância. O evento contou com a participação da comunidade local, alunos e  funcionários. Esse projeto foi coordenado pelo professor e coordenador da área de Linguagens e Códigos Domingos Vicente da Rocha e houve apoio de todos os professores. Foi uma tarde de muita festa, e foram escolhidos os seguintes alunos: Mister Simpatia Mateus Andrade R. da Silva do 9° B; Miss Simpatia Nayhara Fernanda L. dos Santos  do 1°A; Mister Elegância José da Silva  do 6°A; Miss Elegância Rafaelly Rodrigues Ribeiro 9ºB e o Mister Primavera Douglas Rodrigues do Nascimento  do 1ºA e Miss Primavera Brenda da Silva Albuquerque do 1ºA.

      Brenda - Miss primavera 

                                           Douglas, Brenda, Nayhara, José, Mateus e Rafaelly

                                                       Brenda e a Diretora Gianete